Decore a sua casa com Botinhas de Natal

No Brasil não há a tradição da botinha de Natal, por aqui ela é apenas mais um enfeite importado das tradições do Hemisfério Norte. Mas nos Estados Unidos e Europa o costume é levado a sério, e presentes são realmente colocados lá.

O primeiro país a ter essa manifestação foi curiosamente a Holanda, mais precisamente a capital, Amsterdam.

Segundo a lenda, em tempos muito remotos, três jovens muito pobres que viviam em Amsterdam não podiam casar com seus amados por não ter dinheiro. Comovido e desejando não ser visto, São Nicolau, que mais tarde viria a ser conhecido em muitos países como Papai Noel, atirou algumas moedas pela chaminé da casa das moças e o dinheiro acabou caindo dentro de seus tamancos, que estavam próximos a lareira.

Desde então o costume se espalhou pela Europa e depois Estados Unidos com pequenas variações. Na Holanda, os tamancos hoje ficam à porta; já em Portugal que vai para a porta são os sapatos, nos Estados Unidos as meias é que fazem esse papel, penduradas sobre o local de original, a lareira; em muitos países os sapatos ficam próximos a lareira. Hoje a Bota de Natal remete ao próprio Papai Noel.

O interessante dessa lenda é que São Nicolau era um bispo da cidade de Mira, na Turquia, e até onde se sabe nunca passou pela Holanda.
Quer acrescentar mais essa tradição a sua celebração de Natal? Aprenda a fazer uma botinha, ideal para fazer com a criançada e depois encher de doces.

Botinha de Natal de Feltro

Material

• Feltro de várias cores
• Molde para cortar a bota
• Lápis para riscar o molde no frente
• Tesoura
• Cola quente ou de tecido
• Botões coloridos
• Pecinhas de Natal
• Fitas

Montagem

1. Risque o molde no feltro com um lápis preto virado para os dois lados. A mesma coisa se faz com a parte de cima da bota;
2. Recorte o feltro;
3. Com a cola quente ou de tecido, monte a botinha. Una as duas partes da bota, sem fechar a parte de cima porque é por ela que se colocarão os doces;
4. Escolha os enfeites que irão adornar a bota. Aplique cola no enfeite e decore a bota como você quiser;
5. Coloque a fita em cima da bota para poder pendurá-la na árvore;
6. Enfeite com os botões.

Botinha de Natal de Crochê

Material

• Linha de seda vermelha com brilho prata
• Agulha nº 2
• Cola quente
• Papelão (Altura do pé da bota: 12 cm, Altura do cano da bota: 12 cm)

Modo de fazer

Quer aprender como fazer panetones nesse natal e ter uma renda extra, mesmo ser nunca ter feito nada na cozinha?

1. Faça 62 correntes mais 3 correntes que equivalham ao 1º ponto alto, feitas a partir da 4º corrente a contar da agulha. Preencha toda a base de corrente com ponto alto totalizando 62 pontos altos.
2. Vire o trabalho e faça 3 correntes (1º ponto alto), em seguida faça 1 ponto alto relevo frente, 1 ponto alto relevo trás repita até o penúltimo ponto de base, no último ponto de base faça 1 ponto alto normal.
3. Repita o 2º passo fazendo mais 14 carreiras iguais.
4. Cano da bota: Volte em ponto baíxissimo, até a metade do corpo da botinha, ou seja, até 31º ponto alto de base. No 32º ponto alto de base continue trabalhando em ponto relevo, alternando trás e frente. Faça 1 ponto alto normal, em seguida 1 ponto alto relevo frente, 1 ponto alto relevo trás até o penúltimo ponto de base, no ultimo ponto de base faça 1 ponto alto normal. Lembre-se de observar que os pontos altos em relevo devem ficar na mesma sequência do pé da bota, retos. Trabalhe mais 15 carreiras para formar o caninho e arremate.
5. Linha branca: Faça mais 5 carreiras com a linha branca repetindo a sequência do 4º passo e arremate.
6. Para deixar firme sua botinha para pendurar na sua porta ou parede, corte um papelão no mesmo molde do trabalho e cole na parte de trás do trabalho com cola quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *