Como Fazer Tronco de Natal – uma receita tradicional natalina

Aprenda a fazer a sobremesa Tronco de Natal

O Brasil é conhecido pela sua mistura de cores e raças que nos transformou no que somos hoje. Cada canto do país cultivou hábitos e costumes de acordo com as influências dos imigrantes que foram recebidos aqui e das próprias tradições familiares do povo brasileiro.

Nesta época festiva, essas culturas afloram e ficam ainda mais vivas e presentes, pois várias tradições do Natal no Brasil também foram incorporadas de outras culturas do mundo afora. Dos portugueses, por exemplo, vieram os deliciosos bolos de reis e as rabanadas. Já a paixão pelo panetone veio dos imigrantes italianos.

A receita que vamos ensinar abaixo é uma tradição na França, mas que também é comum em muitas mesas brasileiras: o Bûche de Noël (a pronúncia é bi-che dê Nô-él) que significa literalmente Tronco de Natal. Conta a história que essa sobremesa teria sido inspirada no costume dos franceses de deixar um tronco queimando na lareira enquanto a família assistia à Missa do Galo, na véspera do Natal.

O tronco de Natal é um rocambole especial recheado com um creme feito com leite condensado e amêndoas e todo coberto com uma caprichada camada de chocolate meio amargo derretido. E para dar aquele toque final ainda é decorado com cerejas, amêndoas e folhas de hortelã.

Vamos então ao passo a passo da receita dessa deliciosa sobremesa de Tronco de Natal:

INGREDIENTES

Massa

– 5 ovos

– 5 colheres (sopa) de açúcar

– meia xícara (chá) de leite

– 1 xícara (chá) de farinha de trigo

– meia xícara (chá) de amêndoas trituradas

– manteiga para untar

Recheio

– 1 lata de leite condensado

– 1 colher (sopa) de manteiga

– meia xícara (chá) de amêndoas peladas, torradas e moídas

Cobertura

– 1 lata de creme de leite

– 1 tablete de chocolate meio amargo picado

– lascas de amêndoas peladas e torradas, cerejas e folhas de hortelã para decorar

MODO DE PREPARAR

Massa

Em uma batedeira, bata os ovos até dobrarem de volume. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e junte o leite. Desligue e adicione a farinha de trigo e as amêndoas, misturando delicadamente. Despeje tudo em uma fôrma retangular (o ideal é de 30×41 cm), untada e forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno médio-alto a 200° C, preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Recheio

Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 5 minutos). Retire do fogo, acrescente as amêndoas moídas e misture bem. Desenforme a massa e recheie com cuidado. Enrole como rocambole com o auxílio do papel-manteiga.

Cobertura

Aqueça o creme de leite em banho-maria. Adicione o chocolate picado, mexendo até que derreta. Espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.

Montagem

Corte um pedaço do rocambole em diagonal e coloque-o na lateral, formando um troco de árvore. Decore o Tronco de Natal espalhando a cobertura de chocolate sobre o rocambole com uma espátula alisando bem. Em seguida faça alguns sulcos (riscos) na cobertura com um garfo ou a própria ponta da espátula cuidadosamente, para imitar a textura do tronco. Leve à geladeira para firmar (20 minutos). Sirva decorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *