Como a Planejar Festa de Natal sem dor de cabeça

Como planejar sua festa de Natal

As emoções e lembranças de uma festa de Natal bem-sucedida marcam a família e amigos por muito tempo. Mas a organização da tradicional ceia é uma grande responsabilidade que deve ser feita de forma planejada pelos anfitriões.

Durante os preparativos, cada detalhe é fundamental para conquistar um resultado positivo que rendam muitos elogios dos convidados. Definir que tipo de festa fazer, quem convidar, qual a decoração ideal e o cardápio da memorável noite estão entre os afazeres do anfitrião que deve começar os trabalhos com antecedência .

Se deixar tudo para a última hora, certamente as várias demandas e complicações da época, transformarão sua tão sonhada festa de Natal em uma verdadeira dor de cabeça. Mas se seguir algumas dicas e fizer cada passo de forma organizada as recompensas desse grande trabalho vão durar por todo o ano que vem pela frente.

Por isso, listamos abaixo algumas ideias que te ajudarão a preparar os diversos itens que compõem uma festa de Natal, desde o cardápio até a lembrancinha, que certamente te ajudarão a realizar um evento espetacular.

Convite – Se você quer realmente impressionar seus convidados, comece a surpresa pelo convite. Confeccione artesanalmente, se você tem esse talento, ou encomende os convites de acordo com o tema da festa que pretende promover. Se você vai seguir a linha tradicional de ceia natalina, inclua mensagens temáticas e envolva a família e amigos no clima da festa antes mesmo de o evento começar.

Cardápio- Escolha um cardápio que os pratos possam ser preparados com antecedência. Isso diminui a correria (e as preocupações no dia da grande celebração). Alguns aperitivos e sobremesas podem ser preparados e congelados várias semanas antes. Lembre-se de testar a receita antes da festa ou então aposte naqueles pratos que já são campeões de elogios na sua casa.

Na hora de escolher cada prato, dê preferência àqueles que vão combinar com o paladar dos convidados ou então que combinem melhor com o tema escolhido.

Se o número de convidados for maior do que o espaço, dê preferência a receitas que podem ser saboreadas com a mão em vez de usar pratos e talheres. Além disso, os alimentos que podem ser comidos com as mãos evitam que se derrubem coisas na mesa e reduzem a quantidade de pratos para serem lavados mais tarde.

Pratos e talheres –Se for servir pratos que precisem de talheres, tenha certeza de que a mesa tem lugar para todos os convidados se sentarem e comerem. Se você odeia fazer a limpeza, escolha pratos e talheres de plástico bonitos que podem ser jogados fora depois.

Organização – Pense no fluxo das pessoas e na facilidade de locomoção delas dentro da festa. Facilite também o acesso à comidas e bebidas. Coloque o bar perto do gelo e da água e as bandejas de comida em mesas laterais. Espalhe bufês por toda a área. Disponibiliza cadeiras suficientes para que, pelo menos, metade dos convidados possam se sentar um pouco.

Para evitar muito trabalho no pós-festa, coloque vários cestos de lixo próximos às mesas de comida e ao bar de forma discreta. É importante ficar sempre atento à capacidade de cada cesto para evitar pilhas de pratos e copos caídos ao redor dos mesmos.

Se você não tem tempo para limpar bem a casa no dia da festa, concentre-se nas áreas de maior movimento, como sala de estar, sala de jantar e banheiros e deixe o resto para depois.

Recepção e decoração – Para envolver os convidados no clima da festa, toque músicas de Natal de fundo e acenda velas pela casa. Você também pode colocar um livro na recepção para que todos deixem sua mensagem. Pequenos detalhes como esses ajudam a tornar a sua festa inesquecível.

Lembrancinhas – Quem é que dispensa uma lembrancinha? Então, para marcar a sua festa de Natal prepare algo para os seus convidados. Pode ser um pequeno enfeite, um saquinho de doces ou bolachinhas. Essas são maneiras agradáveis de desejar um Feliz Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *