Acerte nas Cores na Decoração de Natal

O natal é uma das datas comemorativas mais coloridas que temos no mundo e como tudo tem o seu significado em cada uma das cores oficiais. É bastante interessante entender melhor o que cada cor natalina significa para que possamos compreender e viver ainda mais intensamente a tradição de natal.

Vamos esclarecer o que significam as cores mais presentes no natal e também alguns símbolos que estão diretamente atrelados a elas. Muitas coisas bonitas são apreendidas quando descobrimos os significados do natal. As principais cores são o verde, o vermelho e o dourado.

O que significam as cores do natal?

A cor verde simboliza a renovação, pois, está principalmente nas plantas como, por exemplo, na árvore de natal. Também pode ser considerada uma cor de renovação e esperança na noite de natal. Mas, a grande simbologia do verde está no fato de que as plantas captam a energia do sol e as transformam em energia vital. Usar roupas da cor verde na noite de natal é um sinal de vontade de mudar as coisas e ser mais feliz depois dessa data.

O vermelho simboliza o fogo tanto aquele que aquece quanto aquele que destrói. Essa cor serve para simbolizar a força, mas também a fraternidade entre as pessoas. Também é um dos símbolos da alegria da data. Além disso, o vermelho também simboliza o calor humano dessa comemoração. Usar roupas vermelhas na noite de natal traz bons presságios de alegria e realização pessoal na sua vida.

Para quem gosta de dar aquele toque dourado na festa é interessante saber que essa é a cor que simboliza a Ressureição de Cristo, ou seja, a vida divina. Também significa a transformação do material em espiritual, pode simbolizar sol e a sabedoria. Esses significados são muito importantes para quem acredita no poder de mudança que o natal traz para as nossas vidas. Ter tons de dourado em suas roupas no natal atraem possibilidades de prosperidade para o futuro baseadas no crescimento do espírito.

As três cores juntas ajudam a criar uma atmosfera perfeita para esta festa tão linda e também atraem energias bastante positivas para a noite. A dica é ter bastante verde e vermelho na decoração central da festa e toques de dourado nos detalhes como, por exemplo, os enfeites da árvore ou então pequenos detalhes na mesa como as velas.

Depois de conhecer toda a simbologia das cores ainda ficamos com uma grande curiosidade que de certa forma tem muito a ver com este assunto por que são colocadas meias coloridas como parte da decoração da casa para esperar Papai Noel e seus presentes.

As meias coloridas são o resultado da lenda de São Nicolau, o Bispo que começou a tradição do bom velhinho que dá presentes, que gostava de ajudar as pessoas, porém, não queria ser percebido quando dava os seus presentes. Há duas explicações possíveis para o uso de meias coloridas. A primeira diz que

São Nicolau presenteou três moças que não possuíam dote para se casar e que por acidente as moedas que ele jogou pela chaminé de uma das moças caiu dentro de uma meia que estava presa a lareira para secar.

Outra versão diz que as meias foram uma ideia de crianças que desejavam facilitar o ato de presentear de São Nicolau, pois ele poderia jogar os presentes dentro das meias. Seja como for um natal cheio de cores para você.

Deixe uma resposta...