Confira nossas Dicas de Vinhos para o Natal

Veja as dicas de vinhos e arrase nesse Natal.

Durante as festas natalinas, uma das bebindas alcoólicas mais consumidas é o vinho. Com toda a sofisticação que a bebida e os pratos oferecem, você deve tomar alguns cuidados para não consumí-los de maneira incorreta e aproveitar todo o sabor e sensações que os vinhos oferecem. Então pegue uma taça de vinho, leia nosso post e se prepare para uma grande festa de natal, com tudo que você tem direito.

Vinho para acompanhar o Peru e Chester

Para acompanhar aves, a sugestão são os vinhos tintos secos de médio corpo ou brancos bem encorpados. Isso não diz nada para você? Simplificando, para ocasiões mais festivas sirva um Merlot Reserva, Cabernet Sauvignon ou um Bordeaux tinto. Se optar por um vinho branco, escolha um Chardonnay do Novo Mundo.

Que vinho combina com Bacalhau?

O bacalhau cozido ou assado com azeite e batatas harmoniza bem com um vinho tinto seco frutado, como um Vinho Verde Tinto ou Dão. Também é possível arriscar o Carmenère Reserva.

Vinho para harmonizar com Cordeiro

O cordeiro assado começa a ser popular na ceia de Natal do brasileiro. O melhor acompanhamento é um tinto seco, encorpado e maduro, como um Malbec argentino, o Bordeaux ou o Rioja Reserva espanhol.

Qual o vinho certo para Lombo ou Pernil suíno

A tradição mineira da carne de porco assada hoje em dia é nacional. Pra combinar com um bom leitão à pururuca a pedida é um vinho tinto seco, maduro e encorpado, são exemplos o Tempranillo espanhol, o Carmenère, Douro português ou o Shiraz do Novo Mundo.

Vinho para acompanhar o Tender

Um dos mais deliciosos pratos da mesa de Natal, o tender é um prato defumado que geralmente é servido com um molho doce, pede um tinto leve, Bourgogne, Shiraz do Novo Mundo, Bardolino ou Chianti italianos são os mais indicados.

Vinho e Panetone combinam?

Tanto para os de frutas cristalizadas e passas, quanto para os com gotas de chocolate, a melhor opção são os vinhos delicados e levemente doces, como os espumantes Moscatel ou Asti.

Vinho e Frutas Secas

Frutas secas como uvas passas, damascos e castanhas são muito nutritivas, e ficam deliciosas combinadas um espumante Moscatel ou Demi-sec, ou ainda com um Porto Tawny.

Livros indicados para aprender mais sobre vinhos

Se mesmo com essas dicas você ainda quiser conhecer mais sobre vinhos, esses dois livros podem ajudar bastante.

Título: A Biblia do Vinho
Autor: Karen Macneil
Ano: 2003
Sinopse: A Bíblia do Vinho é um livro bem ilustrado, com mapas, fotografias, tabelas, rótulos de vinhos, detalhes históricos e lugares que se deve visitar. Além de informações dos tradicionais países produtores de vinho: França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Argentina e Chile. Além de analisar as safras dos novos produtores, como Califórnia, África do Sul, Nova Zelândia e Canadá.

Título: Os Segredos do Vinho Para Iniciantes e Iniciados
Autor: José Osvaldo Albano do Amarante
Ano: 2005
Sinopse: Para se aprofundar ainda mais no mundo dos vinhedos esse é o guia definitivo.
Escrito por um dos maiores especialistas do país, oferece ao leitor os passos básicos para comprar, armazenar e degustar os vinhos, dicas de harmonização, explicações detalhadas sobre a produção e a preparação dos tintos, brancos, espumantes e rosados. Fala ainda sobre a tanoaria, a arte de fabricar barris.

Sugestão de vinho para presente

Você também pode usar essas dicas de vinho como sugestão de vinhos para presentear. Muitas vezes quando vamos à um jantar com amigos ou parentes, um bom vinho pode ser um grande presente, que pode ser consumido no próprio jantar. Se você precisa de dicas de vinhos para presente, você pode pesquisar pela internet alguns rótulos que cabem no seu bolso. A dica para presentear com vinhos é fácil, mas você precisa conhecer um pouco dos hábitos do presenteado, combinando o vinho com alimentos que você sabe que ela gosta. São boas opções de presentes para aniversário e também para o Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo de Agosto.

Última dica sobre vinhos para o natal

Com essas dicas de vinhos para o natal, sua ceia natalina vai ser muito especial. Mas lembre-se, em caso de ingestão de vinhos, você deve evitar dirigir, pois essas duas coisas não combinam. Peça para algum amigo ou parente que não bebeu vinho com você te levar para casa ou fique mais um tempinho na festa de natal até o efeito do álcool passar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *