Dicas de Comportamento para Festa de Natal da Empresa

Enfiar o pé na jaca não é sinônimo de festa de Natal da empresa. Por mais estranho que pareça muitas pessoas não sabem ainda como se portar nesses eventos, a festa de natal é o principal deles por que acontece todos os anos. Essas festas natalinas estão povoadas de pessoas que se esquecem de que é um evento social e que pior é evento social com as pessoas com que você trabalha.

Dicas de Comportamento para Festa de Natal na Empresa

Comportar-se adequadamente não é só responsabilidade dos chefes, mas, de todos na festa de natal da empresa. O principal problema são as pessoas que acham que é momento de beber até cair.

A maioria dessas festas empresariais de final de ano tem bebida alcoólica por que o objetivo é descontrair os funcionários, porém, não é para quem quer encher a cara na conta da empresa. Os bêbados ficam com uma imagem ruim diante dos colegas e dos seus superiores. Sem contar no dono da empresa, que geralmente está presente no evento.

Então pense bem antes de tomar a primeira cerveja ou dose, se você acha que não conseguirá controlar para beber socialmente e que posteriormente ficará “alegrinho” fique no refrigerante. Evite ser inconveniente com os demais presentes na festa.

Outra dica importante é que a festa não é o melhor lugar para se discutir aumentos salariais, questões internas ou até problemas com seu chefe. Este é um dos únicos momentos em que se pode ser mais informal e apenas conversar e confraternizar com os colegas então aproveite.

Não se isole ou fique apenas na zona de conforto da mesa em que estão os seus colegas de setor. Circular pelo salão cumprimentando a todos, sem ficar falando de trabalho, é um bom sinal de que você é sociável. Isso pode ficar bem diante dos seus chefes.

Se você é o chefe procure não ficar atrelado somente aos outros chefes de departamento ou ao dono da empresa.

É a hora de você mostrar por que é o líder, ou seja, que congrega e confraterniza com todos, sem nenhuma exceção.

E se não gostar de alguma coisa guarde somente para você, muitas pessoas costumam aproveitar estes eventos para reclamar dos brindes de natal que a empresa dá.

O campeão de reclamações é o bendito peru, se você não gosta tudo bem dê para algum familiar que goste e esqueça o assunto. Diversas empresas deixam de dar esses brindes devido às reclamações feitas durante as festas de natal. Não é justo com quem gosta do presente.

Mas, o ponto crucial e mais importante de uma festa de natal da empresa é o amigo secreto. Não importa que a maioria das pessoas não goste, sempre haverá esta tradição nas festas. Então entre numa boa na brincadeira, se tirar alguém que você não conhece direito pode tentar achar uma opção na lista de pedidos. Se não encontrar nada na lista pergunte para os mais próximos dela, aqueles que são discretos.

Outra coisa é evitar dar presentes pessoais, como por exemplo, perfumes, roupas intimas e determinados tipos de roupas. E se não está no cronograma a brincadeira e “inimigo secreto” não invente moda de dar chupetas e outros tipos de trotes.

Antes de se direcionar para o local da festa de natal da empresa, verifique se serão servidas bebidas alcoólicas, caso seja este o caso, verifique as possibilidades de ir com amigos e voltar para casa de táxi ou carona.

Haja na festa informalmente, mas, sem se esquecer de que está num ambiente que em parte é empresarial.

Muitas festas de natal acontecem durante dias da semana, então não é correto chegar ao trabalho atrasado ou faltar no dia seguinte a festa. Aproveite a festa com responsabilidade.

A decoração da festa de natal na empresa pode incorporar as cores da empresa e suas marcas e logotipos. Os brindes oferecidos durante a festa também, sendo assim, é um bom momento para iniciar um relacionamento mais próximo os colaboradores e fornecedores da empresa.

Muitas empresas utilizam o serviço de empresas especializadas em eventos, que cuidam desde a decoração até a comida da festa. Estas empresas de fornecimento de serviços para festa, assim como os espaços para eventos, são muito concorridos, e devem ser reservados com antecedência, para que a festa seja no dia desejado.

Durante a festa de natal ou fim de ano, podem ser apresentados alguns resultados positivos do ano de trabalho da empresa, também homenagear os colaboradores que se destacaram.

É possível também fazer algumas brincadeiras como bingo e sorteios de prêmios para animar a festa, principalmente se ela contar com a família e filhos dos colaboradores.

As músicas durante a festa, não precisam ser necessariamente músicas natalinas, pode-se contratar bandas ou um dj, que podem animar muito todas as pessoas durante todo o período da festa.