Como começou a tradição da Festa de Natal?

A origem da festa de natal

O natal é tradição bem forte no ocidente do mundo. E por mais que existam muuitos antinatalinos que vêem a festa como uma mera desculpa para o consumismo desenfreado há também aqueles que não podem ficar o final do ano sem decoração festiva e tudo o mais que tem direito. Na essência sabemos que o natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, mas, há outros dados interessantes sobre a festa.

Por isso vamos as origens desta data tão importante e celebrada pelos cristãos e até mesmo por quem não é cristão. De acordo com historiadores a ideia de fazer uma festa foi concebida em inspiração numa festa romana, muito antiga.

As festas viriam da Idade Média, a Igreja Católica substituiu uma festa considerada pagã ao Deus Mitra pelas comemorações de natal. O Deus Mitra era um deus romano que de para o povo simbolizava a volta do sol no inverno do hemisfério norte. Mitra era uma divindade persa que teria se aliado com o sol na busca de oferecer um pouco de luz e calor para as plantas durante o rigoroso inverno.

A festa para Mitra teve sua origem um século antes de Cristo nascer, era uma tradição bastante arraigada e para que fosse substituída o Papa Júlio 1º decidiu comemorar o nascimento do menino Jesus nesta mesma época.

De acordo com a Bíblia Maria, mãe de Jesus teria sido visitada por um anjo de Deus que lhe disse que ela teria um filho dele. Então ela e José seguiram viagem para que Jesus pudesse nascer em paz e sossego longe das pessoas que viam o casal com maus olhos. Maria sofreu muito com a desconfiança das pessoas de sua comunidade pelo de que estava grávida e todos sabiam que não era de José.

Eles estavam viajando de Nazaré a Belém e eles chegaram na noite de natal. Porém, o único lugar em que poderiam passar a noite era um estábulo que ficava no caminho. Em meio a cavalos e outros animais Maria deu a luz a Jesus.

Várias pessoas foram atraídas para aquele estábulo para conhecer o enviado de Deus. Os três Reis Magos que estavam viajando guiados pela estrela guia chegaram também ao local do nascimento de Jesus e lhe ofereceram como presente Ouro, Mirra e incenso.

As comemorações de natal desde muito tempo são apreciadas por pessoas de todo o mundo e ao contrario do que muitos pensam não é somente pela troca de presentes, mas também por que é um momento de confraternizar com as pessoas queridas. Estar com quem se ama numa festa que comemora a vinda de Jesus a terra é uma maneira de estar em contato com Deus. Então se você gosta do natal não deixe de comemora-lo da forma que achar melhor. Se puder desperte o espírito natalino em mais pessoas, dessa forma sua festa será ainda maior.

A única coisa que importa na hora de comemorar o natal é se sentir feliz e prospero para tudo que ainda está por vir. Comemore e seja feliz, pois, esta é uma data de muita paz e tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *