Guirlandas Natalinas – Como Fazer, Dicas e Cuidados

As guirlandas de natal são aqueles tradicionais enfeites usados na época de natal para decorar paredes e lareiras das casas. O enfeite pode ser comprado pronto em lojas e papelarias neste período festivo que antecede a data sendo encontrado em diversos tamanhos e materiais. Há uma infinidade de modelos que agradam a todos os gostos e bolsos.

Mas se você é daquelas pessoas que realmente gostam do Natal e se envolvem a fundo na magia desse período tão especial, certamente vai preferir confeccionar sua própria guirlanda natalina. Para isso, basta escolher aquele modelo que mais tem a ver com a decoração da sua casa ou da sua festa e um pouco de disposição para comprar os materiais necessários e colocar a mão na massa. Veja as imagens de guirlandas abaixo:

Como Fazer uma Guirlanda?

Mas além disso, também há quem goste de ter uma linda guirlanda enfeitando a casa. E para aqueles fãs do Natal que também defendem o meio ambiente as dicas abaixo reúnem o útil ao agradável.

São modelos de guirlandas feitas a partir de materiais reciclados, que reaproveitam o material que já foi utilizado e impede que sejam mais um no aterro sanitário. Ou seja, guirlandas ecologicamente corretas.

Confira ideias e opções abaixo que certamente irão te inspirar:

Guirlandas com latinhas de refrigerante ou cerveja

Basta juntar latinhas de refrigerante e cerveja para fazer este lindo modelo de guirlanda, higienizar da forma correta e amassar as latas com o martelo. Depois, acerte as latas sobre o bastidor, tomando cuidado para que a parte do fundo fique para cima.É super fácil e ajuda a eliminar alumínio do meio ambiente. Dê um toque final com fitas coloridas.

Guirlanda feita com cones de páginas de revista

Esse modelo também é muito simples e fácil de fazer. Pegue uma revista velha e separe as páginas. Depois faça cones com as páginas e vá montando a guirlanda.

Guirlanda feitas com recortes de papel colorido em formato de folhas

Esse modelo de enfeite de natal aproveita papeis já usados que seriam descartados no lixo. Para isso, o papel é recortado em formato de folhas que serão coladas sobre o bastidor ficando colorida e muito original.

Guirlanda feita com pneu usado de bicicleta

Essa é uma ótima ideia também. O pneu de bicicleta é enfeitado com fita aveludada vermelha ou verde e pisca-pisca e pendurado na porta como guirlanda.

Guirlanda feita com rolhas

Com tantos motivos para comemorar, esse modelo é uma boa opção para quem gosta de beber bons vinhos e tem um estoque de rolhas guardado em casa. Vá colando as rolhas com cola quente no bastidor, se quiser utilize uma base rígida e finalize com um laço. Simples assim e tem um efeito belíssimo.

Guirlanda com Cartões de Natal

Essa guirlanda é muito simples de fazer e fica muito bonita, enriquecendo a decoração natalina. Para confeccioná-la, basta pegar um bastidor de madeira, aqueles usados para bordar e prender os cartões com prendedores de roupa. O modelo é simples, fácil de fazer e original. E você ainda pode aproveitar a mesma estrutura todos os anos, podendo mudar os cartões e ter sempre uma nova guirlanda a cada Natal.

Guirlandas com fotos da família

Essa ideia é genial e muito bacana, indo além dos tradicionais porta-retratos. Neste modelo de guirlanda as fotos de sua família é que vão decorar a sua casa. Então, capriche na escolha das fotos, e dê preferência às imagens dos Natais passados e comemorações marcantes. Se possível, reúna na guirlanda fotos de todos que vão participar da ceia este ano. Assim você surpreende e agrada a todos, sem deixar ninguém de fora. A mesma decoração dessa guirlanda pode ser feita para a árvore de natal.

Guirlanda de Tulipas

Uma curiosidade para quem gosta de apreciar as belezas naturais é que as tulipas são consideradas as flores da elegância e da riqueza. Além disso são símbolos da delicadeza, do amor puro e desinteressado, da inocência e do romantismo. Então, diante de tantos bons motivos, que tal fazer uma guirlanda com tulipas? A ideia dessa linda guirlanda é decore-la com flores de tulipa de seda. Uma ótima opção para decorar a sua casa com sofisticação e um toque de sensibilidade.

Guirlanda de balas e bombons

Natal é uma das épocas que mais oferecem opções de doces e guloseimas. Então, nada melhor do que levar essa tradição também para a guirlanda. Esse modelo com balas e bombons, além de enfeitar sua casa é delicioso! Faça uma volta em uma das pontas do arame com o alicate, para evitar que as balas escapem. Na outra ponta do arame vá espetando as balas pela embalagem até preencher todo o arame com cachos bem cheios. Além das balas você pode usar bombons ou doces de sua preferência. Amarre a fita com linha para fazer um laço e prenda na guirlanda. Depois cole os enfeites de natal e a guirlanda está pronta. O difícil vai ser conseguir manter essa guirlanda intacta com todas as balas e bombons até o dia da ceia.

Alguns cuidados com as guirlandas

– tenha certeza que ao prendê-la, ela ficará bem fixada. Se ela cair da sua porta pode ser um grande desastre!

– Ao final do natal, limpe com cuidado toda a guirlanda e guarde em saco plástico bem fechado, você pode querer usá-la no natal seguinte.

– No ano seguinte, antes de colocá-la novamente, verifque se você não pode fazer pequenas modificações na peça, como colocar um laço novo ou aplicar purpurina de partes onde possa ter caído. Você terá uma guirlanda novinha gastando bem pouco!

Deixe uma resposta...