Saiba mais sobre a tradicional Missa do Galo

A Tradição da Missa do Galo

Uma das maiores tradições de natal no mundo todo é a Missa do Galo que é também conhecida como Missa da Meia-Noite. Essa tradição começou com o fato de que acredita-se que Jesus nasceu a meia-noite. A Missa do Galo é uma grande tradição que se dá para os romanos desde o ano 400 d.C.

O nome Missa do Galo é dado a missas latinas por que de acordo com a lenda foi o único momento em que um galo cantou a meia-noite pelo nascimento de Jesus. E além dessa história há também a lenda de que na província espanhola de Toledo a meia-noite são sacrificados 3 galos que representam uma homenagem a aquele que cantou e também como uma recordação do dia em que Pedro, apóstolo de Jesus, o negou três vezes.

Mas, a história não para por aí, pois, esses galos eram levados para a Igreja e dados aos pobres para que eles pudessem ter um almoço melhor no dia de natal. Há também histórias de que os galos eram levados para as Igrejas para cantar durante a missa, que afinal se chamava Missa do Galo. Quando o galo cantava fazia com que as pessoas se sentissem mais felizes com a data.

Para as aldeias espanholas e portuguesas onde esse rito era feito o fato de o galo cantar era um prenuncio de que a colheita seria boa. Mas, se o galo não cantasse era um sinal ruim de que os tempos seriam difíceis. Um costume antigo e que já não tem tanto a ver com a nova Missa do Galo.

Com o advento da globalização e da televisão a Missa do Galo se tornou um evento visto pelo mundo todo. Essa missa é realizada pelo Papa e tem seu inicio a meia-noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro. A missa é composta por velas acesas e também pelos cânticos de glória.

Pelo fato de essa missa ser tão importante o próprio Papa a celebra e todo o evento é bastante organizado. Após a Missa do Galo as pessoas devem voltar a sua casa e colocar a imagem do menino Jesus em seu presépio. Depois acontece a distribuição de presentes e o compartilhamento da ceia de natal.

Devido a problemas de segurança durante a realização do evento a segurança está sendo aprimorada para as próximas edições da Missa do Galo. Para quem deseja saber mais sobre o evento pode assistir através da TV e ver melhor toda essa tradição.

Uma legitima tradição natalina que existe desde muito tempo e que já cerca o natal de muitas pessoas. Além de todas essas lendas e histórias que cercam essa missa há também toda a beleza e ornamentação que é possível ver durante a realização desse evento que une a religião com uma das festas mais tradicionais do mundo. Comece a colocar mais beleza e bondade no seu natal. Conheça a Missa do Galo e veja como é um evento religioso desse porte com toda a sua beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *