Músicas de Natal – Curiosidades e Dicas

O natal é uma data mágica que mexe com os sentimentos de todos que gostam desta festa que tem uma base de sentimentos muito bonita. Numa festa tão bonita não poderia faltar belas musicas para celebrar a data do nascimento de Jesus. Muitas pessoas não compreendem qual o sentido de ter musicas na festa de natal, porém, é uma forma de tornar a comemoração mais alegre.

A festa de natal é uma festa católica e como tal preserva as tradições da cultura do catolicismo, sendo assim manter a presença de músicas torna-se importante e dá o tom para esta linda festa. Para a Igreja Católica as musicas sempre foram muito importantes, as musicas de natal, especificamente, foram criadas para que as pessoas não dessem mais importância as musicas e danças pagãs. Uma forma de introduzir a alegria das musicas, uma coisa um tanto quanto pagã, mas, que estivesse falando sobre os valores do natal e de sua importância.

A importância das músicas natalinas

As musicas se tornaram uma forma de louvar esta data de uma maneira alegre e que pode ser compartilhada por todos. São musicas que sempre tem um ritmo de alegria e muita simpatia nas letras, uma forma de atribuir a contentação de se comemorar a data. Mais antigamente era uma grande tradição sair de porta em porta cantando as canções natalinas, era uma forma de mostrar que a data tão esperada estava chegando. As musicas conseguiram atrair a atenção das pessoas que gostavam de musicas pagãs, assim o natal passou a ser uma festa tradicional e as suas musicas muito queridas. Se existisse iPod na época com certeza elas estariam no playlist.

Existem inúmeras musicas de natal e todas de alguma forma reforçam a ideia da importância do natal. Claro que com o passar dos tempos o natal foi ganhando musicas de diversos paises e culturas, por isso mesmo que há essa grande diversidade musical.

No natal dos Estados Unidos essas musicas tem grande força junto ao povo. Grande parte das musicas mais famosas estão em inglês. Ter musicas de natal é um ponto bastante interessante para qualquer festa de natal.

Em alguns países organiza-se um tipo de coral de crianças para que elas cantem as mais famosas musicas do natal. É uma tradição muito interessante se pensarmos pelo prisma de que se esta oferecendo a essas crianças mais coisas para gostar no natal do que apenas presentes.

Se está procurando dar aquele toque diferente a sua festa natalina você pode acrescentar musicas, podem ser em cd ou até mesmo treinadas pela família para esperar chegar a melhor hora do ano, meia noite de 24 para 25 de dezembro.

Os cd’s de natal sempre estão nas grandes lojas e assim você ter acesso fácil a elas. Na internet mesmo você encontra várias letras e também as cifras para tocá-las. Solte os seus dons musicais e comece agora mesmo a treinar para o natal, até lá você pode se tornar um grande músico de natal. Quem sabe não cria uma musica natalina sua e sai por aí contagiando as outras pessoas?

Lista de Músicas de Natal

Quanto chega o Natal começa a procura por músicas natalinas. É aí que muitos se lembram das músicas de natal infantis, outras querem a música de um artista famoso. Nessas horas, todo mundo corre para a internet. Então para te ajudar a encontrar as músicas de Natal, fizemos uma pequena lista, que pode crescer se nos ajudar com mais músicas de natal, colocando as músicas que esquecemos nos comentários do post.

  • Todo Dia é Dia de Natal (Eliane)
  • Noite Feliz (Popular)
  • Jingle Bells doido (Popular)
  • Joy To The World (Watts – Handel)
  • Canção de Natal
  • Nasceu O Redentor (Jimmi Clai – 1840/1909)
  • Nasceu Jesus (Robert Lewry (1826-1899)
  • Rei Excelso (Ira David Sankey(1840-1908)
  • Nasceu-nos Hoje Um Menino (Canto de Entrada)
  • Marcas do Que Se Foi (Marcio Lott)
  • Hoje É Natal (CD(Natal em Família, 2003) Letra e Música de Julio César Ricarte)
  • Olá Maria (Letra e Musica de Roberto Malvezzi(CD Natal em Familia 2003))
  • Canto de Libertação (Letra e Musica, Roberto Malvezzi,CD(Natal em Familia, ed.2003))
  • O Bendito de Zacarias (Letra e Musica de Ronoaldo Pelaquin. CD(Natal em Familia 2003))
  • Deus Criança (CD Natal em Familia, Letra e Musica de Messias Donizetti de Oliveira)
  • Bom Natal (Popular)
  • Jingle Bells (Tradicional)

Jingles Natalinos

Noite Feliz
É um das canções natalinas mais famosas até os dias de hoje, no original chama-se “Stille Nacht”, que significa “Noite Silenciosa”. A música foi traduzida para mais de 45 idiomas.

Noite feliz, noite feliz
Ó Senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus
Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar
Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus salvador
De Jesus salvador

Então é Natal

É a adaptação brasileira da música “War is Over” de John Lennon, foi adaptada por Claudio Ribeiro. Após ser lançada em 1995 pela cantora Simone em uma compilação natalina, a música virou uma febre que perdura até os dias de hoje.

Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha…
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa…
É Natal, É Natal, É Natal.

Bate o Sino

Bate o sino é uma adaptação da música “Jingle Bells” de James Lord Pierpont. A intenção não era criar uma música natalina, mas acabou sendo adaptada em uma série de países com esse intuíto.
Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu o Deus menino
Para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino
Alegre a cantar
Abençoe Deus menino
Este nosso lar
Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos à capela
Felizes a rezar
Ao soar o sino
Sino pequenino
Vai o Deus menino
Nos abençoar.

Se o Natal Existe

O extinto Banco Nacional convidou Edson Borges de Abrantes para compor a trilha sonora de uma propaganda deles. Esta canção ficou tão famosa na década de 70 que até hoje é vista como um dos símbolos dos nossos jingles natalinos.

Quero ver você não chorar
não olhar pra trás
nem se arrepender do que faz
Quero ver o amor vencer
mas se a dor nascer
você resistir e sorrir
Se você pode ser assim
tão enorme assim
eu vou crer
Que o Natal existe
que ninguém é triste
que no mundo há sempre amor
Bom Natal um Feliz Natal
muito amor e paz pra você
pra você

Estas são as principais, mas ainda existe uma infinidade de outras músicas famosas, outras nem tanto, que fazem do Natal, uma realização ainda mais especial. Aproveite para cantar com amigos e familiares estas cantigas, para se divertir e não deixar que elas caiam em esquecimento.

Você pode também querer adquirir CDs para tocar na sua festa de natal. Então selecionamos alguns CDs bem interessantes para a festa e que também podem entrar na sua lista de presentes natalinos.

Lista com sugestões de CDs com músicas para o Natal

No Natal é comum que vários artistas lancem CDs natalinos, seja com músicas próprias ou com releituras de clássicos do período.
CDs são ótimos presentes, especialmente para amigos ocultos. Quer emocionar e agradar nesse fim de ano? Eis algumas dicas para os mais variados gostos.

Ópera

Título: My Christmas
Artista: Andrea Bocelli
Ano de lançamento: 2009
Sinopse: My Christmas é o primeiro álbum natalino do tenor italiano Andrea Bocelli. Lançado em 2009 conta com a participação das cantoras Mary J. Blige, Natalie Cole e Reba McEntire. O repertório inclui clássicos natalinos como White Christmas e Santa Claus Is Coming To Town. O CD também conta com a participação dos Muppets na canção Jingle Bells.

Pop/Rock

Título: Happy Xmas (War Is Over)
Artista: Jonh Lennon e Yoko Ono
Ano de lançamento: 1971
Sinopse: Happy Xmas (War Is Over) já é hoje um clássico do Natal, a canção foi escrita por Jonh Lennon e Yoko Ono em 1971, e lançada no single “John & Yoko/Plastic Ono Band with the Harlem Community Choir”. A música, além de uma canção de Natal também foi um dos vários protestos feitos pelo casal contra a Guerra do Vietnam. No Brasil a música ficou conhecida na versão cantada pela cantora Simone, “Então é Natal”.

Infantil

Título: Christmas hits – Disney
Artista: Miley Cyrus, Jonas Brothers e outros jovens artistas do Disney Channel
Ano de lançamento: 2007
Sinopse: Os atuais jovens talentos lançados pelo Disney Channel cantam versões animadas de clássicos do Natal como Have Yourself A Merry Little Christmas e Let It Snow, além de algumas composições próprias para o CD.

Soul

Título: Merry Christmas from Motown
Artista: The Temptations, Jackson 5, Stevie Wonder, Diana Ross entre outros
Ano de lançamento: Vários
Sinopse: Lançado em 1993, a coletânea Merry Christmas from Motown tornou-se um grande sucesso e já teve várias edições desde então. O CD traz versões de clássicos do Natal em versão Soul e R&B, cantados pelos maiores nomes do gênero, lançados na lendária gravadora Motown.

Gospel

Título: Voices: Natal
Artista: Voices
Ano de lançamento: 2008
Sinopse: O Grupo Voices, formado pelas cantoras Fernanda Brum, Eyshila, Marina de Oliveira, Lilian Azevedo e Liz Lanne, traz nesse álbum em homenagem ao nascimento de Cristo, clássicos como “Noite Feliz” e “Vamos festejar”, e mais oito músicas inéditas, todas com muitos vocais e belos arranjos.

MPB

Título: Natal todo dia
Artista: Roupa Nova
Ano de lançamento: 2010
Sinopse: O grupo Roupa Nova traz nesse CD de espírito natalino doze releituras de clássicos como “Noite Feliz” e “Então é Natal” e as inéditas “Natal Todo Dia”, “No Fundo do Coração” e “Um Anjo Muito Especial”, da trilha sonora da novela “Sete Pecados”; e “Volte Nesse Natal”, com a participação do ex-integrante da banda Bread, David Gates.

Clássico de Natal

Título: A Harpa e a Cristandade
Artista: Luis Bordon
Ano de lançamento: 1975
Sinopse: Sem dúvida o álbum mais clássico do Natal, não há brasileiro que nunca tenha ouvido pelo menos uma música dessa obra prima natalina, há quem diga até que o espírito do Natal está nesse disco… Sim, disco. Hoje já há a versão em CD, mas o original foi lançado em LP.

Esperamos que com essa super lista de músicas de natal sua festa seja muito animada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *