Porque passar o Natal em Curitiba?

Assim como em todos os anos, o Natal de Curitiba, a capital do Paraná, promete proporcionar aos turistas e moradores a festa mais bonita e emocionante do país. São mais de 100 eventos movimentando a cidade entre concertos, decorações nas ruas e casas, espetáculos, feiras e apresentações.

O cenário principal para a maior parte de todos os acontecimentos é a histórica Rua XV de Novembro, que durante o Natal se transforma na Rua de Cristal, com seus postes republicanos totalmente iluminados.

A música também é outro atrativo do local onde ficam os Cucos da Cidade, com músicos tocando instrumentos de sopro, de hora em hora, nas sacadas, janelas e varandas dos prédios antigos espalhados pela rua e no final da noite, todos se encontram para um grande concerto.

Além disso, tem a gigantesca e já tradicional Árvore de Natal que fica sempre localizada entre a avenida Marechal Floriano e a Doutor Muricy.

As comemorações se estendem também por outros pontos da cidade, principalmente no que se chama de “Viagem com Música” onde instrumentistas se espalham pela cidade tocando músicas com temas natalinos.

E o Natal em Curitiba ainda conta com Concursos de Presépios Natalinos e a festa de São Nicolau, que acontece no Parque Tingui e no Bosque João Paulo II, que também garantem lindas fotos e fortes emoções neste Natal.

A tradição do Coral Infantil do HSBC no Natal de Curitiba

A cidade de Curitiba é muito bonita e com uma estrutura urbana que combina o antigo com o novo. O Coral Infantil do HSBC é uma tradição que já acontece há muito tempo. Antes mesmo deste banco ser HSBC essa tradição já existia.

Para quem não conhece o a apresentação do Coral infantil acontece num prédio chamado de Palácio Avenida, localizado no centro da cidade. Este prédio parece mesmo um palácio com muitas janelas. E é exatamente nessas janelas que as crianças aparecem para cantar, lindamente, todos os anos as mais lindas canções de natal.

E apesar de ser um espetáculo que acontece todos os anos sempre está diferente e cada vez se apresenta melhor do que o ano anterior. Este é um momento de magia para quem mora em Curitiba ou está apenas de passagem. Todo o evento é preparado nos mínimos detalhes, a iluminação é um show a parte, maravilhosa e sempre ajuda a contar um pouco sobre o espetáculo.

Todo ano é criado um novo roteiro no qual é contada uma história de natal, funciona mais ou menos como um musical. Há momentos de dialogo que são intercalados com as musicas cantadas pelo coral infantil. Todos os anos um ator ou atriz global são convidados para contracenar com as crianças, no ano de 2010 a convidada foi Isabela Garcia, que desempenhou seu papel muito bem num roteiro espetacular que com certeza só não irá ser melhor que o próximo que virá.

Cada criança tem sua janela e o publico assiste tudo da rua mesmo, não é cobrado nenhum tipo de entrada. Para garantir um bom lugar na rua para assistir ao espetáculo é necessário chegar com certa antecedência ao evento. A cada estréia é uma nova surpresa o tamanho surpreendente do publico. Um evento que pára a cidade e transforma aquele pedaço num trecho mágico de algum lindo conto de natal. Além de tudo isso no encerramento da apresentação sempre acontece a queima de fogos tão aguardada, sempre está melhor que a do ano anterior. É sempre muito colorida e com lindos desenhos.

O que é legal destacar também é que estas crianças que cantam no coral são crianças carentes de instituições auxiliadas pelo banco. Um pouco de cultura e magia na vida dessas pessoas. E quem pensa que não dá trabalho está muito enganado, pois, os ensaios começam meses antes do natal, para garantir de que tudo estará ok na grande noite de estréia.

Esta acabou se tornando uma tradição tão forte que o banco dono do prédio Palácio Avenida mudou, mas, a apresentação do coral continuou firme e forte. É incrível como sempre está crescendo e aumentando, este evento já possui jeito de mega produção. Há muitos turistas que visitam Curitiba nesta somente para ver esta apresentação.

Um evento que resgata toda a magia do natal e de suas canções que falam de amor e de como é importante estar próximo da família nesta época. Se tiver a oportunidade não deixe de conferir.

Confira lindas fotos do Natal de Curitiba

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *