Não fique de fora do Natal do Rio de Janeiro e Salvador

Conheça o Natal do Rio de Janeiro e de Salvador e prepare suas malas para o melhor natal da sua vida.

Para muita gente as cidades de Salvador e Rio de Janeiro são o símbolo do Carnaval brasileiro. Mas quem pensa que essas cidades se resumem a isso, se engana.

Natal em Salvador

Desde 1999, o Natal vem atraindo um número cada vez maior de turistas à capital baiana promovendo o espírito natalino com muita luz, música de corais, e é claro, a presença do Papai Noel.

As comemorações natalinas acontecem sempre no Centro Histórico da cidade, na Praça da Sé, que é totalmente transformada para o evento. De um lado os enfeites de Natal, do outro o Pelourinho todo contornado por luzinhas.

Um dos momentos que mais emocionam na festa de Natal de Salvador é a apresentação do Coral de Crianças da Cidade. São cerca de 200 crianças vindas de núcleos assistenciais mantidos e escolas públicas, que se apresentam todos os anos.

O coral ocupa todas as janelas do Palácio Arquiepiscopal e da Santa Casa de Misericórdia da cidade, para entoar várias canções que falam da paz, de fé, de amor e de alegria, enfim, do melhor espírito natalino.

Também marcam presença no palco da Praça da Sé o Quarteto de cordas da cidade, com repertório escolhido a dedo e os Ternos de Reis, grupo de cantores com ou sem instrumentos que cantam músicas que anunciam o nascimento de Jesus. A programação também abrange baile pastoril e peças teatrais.

O Centro Histórico também ganha o Cantinho do Papai Noel, onde as crianças podem fazer os tradicionais pedidos em forma de cartas e bilhetes. As melhores cartas são escolhidas pela prefeitura que atende aos pedidos feitos pelas crianças.

Um grande diferencial do Natal em Salvador é o Presépio Virtual, tecnologia inédita na América Latina que tem capacidade de projetar a imagem dos personagens natalinos em um cenário fixo onde é contada a história do nascimento de Jesus.

Natal no Rio de Janeiro

A cidade que recebe moradores e turistas de braços abertos pelo Cristo Redentor não poderia ficar de fora desta festa religiosa. O clima do Natal toma conta da capital carioca que é invadida pelas cores e luzes tradicionais dessa época.

O principal atrativo da festa no Rio fica na Lagoa Rodrigo de Freitas: a gigantesca Árvore de Natal flutuante, localizada bem no meio da Lagoa.

São milhões de micro-lâmpadas que, junto com luzes de néon, fazem um verdadeiro espetáculo, garantindo uma visão inesquecível para os moradores e visitantes da cidade.

Geralmente, a Árvore de Natal da Lagoa fica acesa da primeira semana de dezembro à primeira semana de janeiro. A atração é apreciada, fotografada e filmada pelas pessoas que passam eventualmente pela Lagoa para apenas ver o grande símbolo do Natal.

Todos os anos, a inauguração da Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas sofre inovações. Mais luzes, mais tecnologia, mais espetáculo. A festa fica completa com a presença de tenores e orquestras que fazem apresentações de músicas clássicas e logo depois a emoção fica garantida pela presença de cantores nacionais de renome.

A contagem regressiva também acontece no momento em que a atração é acesa. Este momento fica ainda mais marcante pelos fogos de artifício que saem da própria árvore.

Além da grande árvore, os turistas também podem visitar o Presépio Natural de Campo de Santana composto de esculturas revestidas de plantas e flores, utilizando técnicas de mosaicultura.

Sem falar que, estando no Rio de Janeiro no Natal, vale a pena esticar as férias e ficar até o maior Réveillon do Mundo, marca registrada da cidade.

Conclusão

Não importa em que cidade você vai passar o Natal, com certeza terá grandes atrações e muita festa para aproveitar. Lembre-se sempre de tentar fazer as reservas com antecedência, para garantir seu lugar na festa e também para pegar melhores preços de passagens aéreas e hospedagem. E se não conseguir ir para um desses destinos, veja as outras opções de viagens de Natal que separamos para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *