Saiba como é o Natal na Grécia

A Grécia mistura a catolicismo ortodoxo, a cultura grega e as tradições mediterrâneas ao celebrar o Natal. Lá, como na Rússia, faz-se a quaresma natalina, 40 dias antes do Natal.

A celebração natalina grega, por incrível que pareça é bem sóbria, não há árvore de Natal, luzes ou meias sob a lareira ou na janela. Em algumas partes a decoração não passa de um arranjo de maçãs gratinadas com mel no centro da mesa.

Contudo, a ceia do dia 24 de dezembro é bem farta, com muitas frutas, Christopsomo (o pão de Natal), cordeiro, peixes e, por influência de outros países, o peru, preparado com tomates, azeitonas e azeite. Não há distribuição de presentes nesse dia, nem missa.

Alguns pratos são comuns tanto na ceia da véspera quanto na passagem do ano, é o caso do Roscão de São Basílio, da Vedette, dos Melomakaronas e dos Kourabiedes.

A figura do Natal grego é São Basílio, o santo mais popular da Ásia Menor. É ele quem distribui presentes paras as crianças, em 02 de janeiro, dia de São Basílio. São Nicolau é conhecido na Grécia por ser o protetor dos navegantes, mas não é importante na celebração natalina, e Papai Noel é apenas uma figura famosa nos outros países. Como não há a decoração de natal tradicional, os presentes são deixados num canto da sala ou sobre a mesa de refeições.

Os pontos turísticos principais da Grécia para você visitar caso pretenda visitar a Grécia durante o Natal são as famosas ruínas gregas, com lindas colunas feitas de pedra. Você consegue imaginar o trabalho que deu fazer todas essas construções?

Pratos de natal tipicamente gregos

Roscão de São Basílio: similar aos pães da celebração de Dia de Reis de outros países, o Roscão é um pão em que se esconde uma moeda, quem a encontrar terá um ano próspero… sem precisar pagar outra rosca a ninguém.

Vedette: um biscoitinho oval oferecido a amigos e vizinhos, simbolizando o partilhar.

Melomakaronas: biscoitinhos à base de mel, canela e laranja, servidos no fim da ceia.

Kourabiedes: saborosos biscoitinhos de baunilha cobertos com açúcar de confeiteiro.

Christopsomo: pão feito com grandes uvas doces e decorado com símbolos que representam a profissão da família.

Receita de Melomakarona

Ingredientes

Massa
• 500 ml de azeite de oliva
• 175 g de açúcar
• 185 ml de suco de laranja
• 4 colheres (sopa) de brandy ou conhaque
• 800 g de farinha de trigo peneirada
• 1 / 2 colher (chá) de cravo em pó
• 2 colheres (chá) fermento em pó
• 1 colher (chá) bicarbonato de sódio

Calda

• 500 ml de mel
• 400 g de açúcar
• 500 ml de água

Enfeite

• Açúcar de confeiteiro
• Canela em pó
• Pedaços de nozes

Modo de Preparo

1. Bata o óleo, açúcar, o suco de laranja e o conhaque;
2. Peneire a farinha juntamente com o fermento em pó e o bicarbonato de sódio, adicione à mistura anterior e mexa a massa delicadamente;
3. Corte pedaços da massa do tamanho de um ovo e faça bolinhos ovais, coloque em uma assadeira sem untar, usando um garfo, faça uma cruz sobre cada um;
4. Asse em forno pré-aquecido a 180 ° C por aproximadamente 30 minutos;
5. Enquanto isso ferva bem o mel, o açúcar e a água em uma panela pequena por 5 minutos;
6. Assim que os biscoitos saírem do forno, despeje a calda sobre eles e aguarde 15 minutos antes de servir.

Apesar da crise econômica na Grécia, isso até é favorável para quem pretende viajar no Natal. Com a economica fragilizada, os hotéis, pousadas e restaurantes dos principais pontos turísticos da Grécia estão mais baratos. Assim você pode aproveitar mais tempo no país ou usar parte dos recursos financeiros para conhecer outro ponto turístico europeu com o dinheiro que você vai economizar.

Eftihismena Christougenna! (Feliz Natal!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *