Quer passar o Natal nos Países Baixos?

Por Países Baixos entendem-se Bélgica e Holanda, as tradições nos dois países pouco se diferenciam. Confira:

O Natal na Bélgica

Zalig Kerstfeest (Feliz Natal)! O Natal belga começa em 04 de dezembro na região da Valônia, quando São Nicolau visita as crianças, para as bem comportadas deixa doces e lembrancinhas nos sapatinhos, para às mal comportadas galhos.

Na Bélgica, bem como na Holanda, é costume deixar do lado de fora da porta de casa o sapatinho ou tamanco de madeira, cheios de cevada para alimentar o cavalo de São Nicolau, em troca o santo coloca os presentes ou galhos.

Na mesma data, nas regiões de idioma francês, os responsáveis pela visita são o Papai Noel e seu ajudante Pere Fouettard, o Bicho-Papão. A idéia é a mesma da visita de São Nicolau, as boas crianças ganham doces e chocolates de Papai Noel, e às más, punhados de varas dadas pelo ajudante. Tudo é colocado no sapatinho.

Em ambos os casos (São Nicolau ou Papai Noel) o presente mesmo só chega na véspera de Natal, dia 24 de dezembro.

Na terceira região belga, chamada Flander, de influência e idioma alemão, o dia 25 de dezembro é dia de lembrar o nascimento de Jesus, e celebrar com a família em uma ceia, os presentes só são entregues em 06 de janeiro.

Na ceia de natal, os belgas comem ostras, peixe, salsicha de vitela com trufas, legumes, javali, peru recheado acompanhados de vinho quente. Também se preparam sobremesas variadas e o bolo com fava, quem encontrá-la será o rei do Santo Natal.

No Dia de São Nicolau, 06 de janeiro, é preparado um café da manhã especial, cujo carro chefe é o Cougnolle, um pão doce com passas.

O Natal na Holanda

No país dos canais e tamanquinhos de madeira o Feliz Natal é Gelukkig Nieuwjaar, e o Natal começa em novembro, quando Sinterklaas (São Nicolau) chega de barco à Amsterdam acompanhado de seu ajudante Zwarte Piet (numa tradução literal “Pedro Preto”), o Bicho-Papão, para avaliar as crianças bem e mal comportadas. Em 05 de dezembro, véspera do Dia de São Nicolau, são trocados os presentes.

A Árvore de Natal não é muito usada na decoração holandesa, o principal ornamento é a flor Kerstster, conhecida como estrela de Natal.

No dia 24, algumas pessoas participam de celebrações religiosas nas igrejas. O Natal em si é celebrado nos dias 25 e 26 de dezembro. No dia 25, as famílias se reúnem para a ceia. A mesa é decorada com velas verdes, brancas e vermelhas. E o cardápio é formado por lebre, ganso ou peru, servidos como pratos principais, o Kerstbrood (Pão Natalino), Kerstkrans (Coroa Natalina) e tipos diferentes de pudins como sobremesa. É costume cantarem cânticos de Natal que narram o nascimento de Jesus ou ler a história de Natal que mais gosta.

No dia 26 de dezembro as famílias se reúnem para fazer atividades de lazer como ir a peças teatrais natalinas, cantatas de Natal ou jantar fora em um restaurante mais chique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *