Como é o Natal nos Países Escandinavos?

Por países escandinavos, tradicionalmente entendem-se Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca.

O Natal na Suécia

Na Suécia, país de maioria luterana, as tradições natalinas são bem arraigadas. Lá se diz God Jul quando se quer desejar Feliz Natal.

O enfeite mais comum em todo o país é o trenó, por ser um meio de transporte importantíssimo na região, principalmente no período natalino, que acontece durante o rigoroso inverno. Ele decora árvores, portas e pode ser encontrado até em forma de chocolates.

No primeiro domingo antes de 30 de novembro, são acessas as “Quatro velas do Advento”, que dão início as celebrações de Natal.

Em 13 de dezembro o Dia de Santa Lúcia, as famílias se reúnem e celebram comendo doces e bolos, e cantando a famosa cancioneta italiana Santa Lucia, a filha mais velha da família veste-se de branco e usa uma coroa com quatro velas.

A ceia da véspera de Natal começa por volta das 16h, geralmente não reúne mais de dez pessoas, e os convidados são recebidos com Glögg, um quentão de vinho. Durante a ceia são servidos três pratos: uma entrada com uma enorme variedade de peixes com diversos tipos de molho e canapés. Em seguida, almondegas, linguicas, saladas, queijos e salames, acompanhados por batatas e pães. Por último come-se tender ao molho de mostarda e costeletas de porco.

Depois das refeições principais come-se a sobremesa, cujos doces mais comuns são o knäck, um toffee de nata, e o ischoklad, um chocolate suave que derrete na boca. Depois da sobremesa vem o café com cookies, e a mesa de chocolates e licores.

No dia 25 de dezembro, planta-se uma semente de cevada, que quando germinar trará boas colheitas.

O Natal da Finlândia

A população finlandesa tem uma maioria religiosa ligada à igreja estatal, chamada de Igreja Evangélica Luterana da Finlândia, com certa inclinação ao luteranismo.

A Árvore de Natal finlandesa é decorada à moda antiga, com maçãs, doces, bandeirolas de papel, algodão e velas.

Antes da ceia, os finlandeses vão às saunas, depois se arrumam para a ceia, que é servida entre às 17h e às 19h. Os camponeses também tem o hábito de alimentar os pássaros antes de comer.

O prato principal é feito o bacalhau com batatas cozidas e molho de creme, porco assado, tender, batatas recheadas e vegetais. As sobremesas são o arroz doce com calda de ameixa e frutas secas, bolos diversos e os biscoitinhos de Natal, chamados de pipari. Tudo é acompanhado por glögi, vinho quente com amêndoas e passas.

Após o jantar Papai Noel vai pessoalmente entregar os presentes, já que a casa do Bom Velhinho, a Lapônia, fica no norte da Finlândia. Após abrirem os presentes elas vão dormir e os adultos ficam tomando café e conversando até a meia-noite.

As missas do dia de Natal começam cedo, às seis da manhã. E os finlandeses desejam-se em todo esse período Merry Yule.

O Natal na Noruega

Assim como na Finlândia, a maioria da população norueguesa freqüenta a igreja estatal, nesse caso chamada de Igreja da Noruega, mas diferente do país vizinho, não é uma igreja necessariamente cristã.

Quem entrega os presentes por lá é o Julebukk, que vem montado não em renas, mas em um bode. Esse personagem vem do tempo dos Vikings, antigo povo pagão que deu origem ao povo norueguês, quando os adoradores do deus Thor fantasiavam-se de bodes e davam presentes as crianças.

A parte salgada da ceia é muito parecida com a finlandesa, com bacalhau, porco e legumes, principalmente batatas. A sobremesa inclui porridge (pudim) de arroz, sand kager, um bolinho de amêndoas e gingerbread, o biscoito de gengibre, aquele em formato de bonequinho que aparece no desenho Shrek.
Gledelig Jul! (Feliz Natal!)

O Natal na Dinamarca

A decoração dinamarquesa usa muito papel brilhante, madeira e palha. Na manhã de Natal, as igrejas ficam lotadas para a missa natalina, é um dos poucos dias em que isso ocorre.

A ceia da véspera de Natal, chamada de Juleaften, começa com arroz doce quente recheado com uma amêndoa, quem a encontra recebe um doce feito de marzipan. O prato principal é ganso, pato ou porco, acompanhado de batata caramelada. A sobremesa é arroz doce frio, com calda de cereja e novamente a amêndoa da sorte. Biscoitos e apple dumplings, um folheado de maçã, são comidos durante todo o período de Natal. As bebidas típicas são mulled wine, o quentão e vinho, cerveja doce, produzida especialmente para o Natal e suco de morango para as crianças.

Após a ceia as pessoas se reúnem em volta da árvore, cantam cantos natalinos e entregam os presentes. Hoje quem entrega os presentes às crianças é o Papai Noel, antigamente o responsável por esse serviço era o Nisse, um duendinho arteiro que vive nos vãos das casas.

Glaedelig Jul! (Feliz Natal!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *