Como surgiu o natal? Saiba mais sobre a Origem do Natal

As origens pagãs das tradições natalinas

Muitas das tradições cristãs natalinas que conhecemos hoje tem origem em tempos bem remotos, e em povos considerados pagãos. O natal surgiu como celebração religiosa apenas no século IV, o Papa Júlio I desenvolveu um estudo aprofundado sobre a data de nascimento de Jesus Cristo, e acabou estabelecendo a data oficial em 25 de Dezembro.

Como surgiu a Árvore de Natal?

A origem da árvore de natal se confunde com a própria história do natal. O culto à natureza era muito comum entre os povos pagãos que habitavam a Europa na Idade Média e anteriormente. A árvore de natal era um dos elementos mais adorados devido a força que representava e as lendas sobre Ninfas, o espírito das árvores, muito comum principalmente entre os povos Celtas. A Árvore só foi adotada pelo cristianismo em 1539 na Alemanha. O costume acabou se espalhando pelo mundo devido aos muitos casamentos reais em que as famílias reais alemãs se envolveram.

A origem do Papai Noel

O Papai Noel surgiu de uma mistura de tradição pagã nórdica, cristianismo ortodoxo e publicidade americana. Muito antes da chegada do cristianismo aos países nórdicos, era comum no começo do inverno uma pessoa ser escolhida na tribo para se vestir com peles e sair pela vila representando “O Inverno”. A diferença é que essa pessoa recebia presentes dos moradores que visitava, bebidas e comida em geral, assim a sorte entraria naquela casa. Séculos mais tarde misturau-se à crença a figura de São Nicolau, bispo turco da igreja ortodoxa conhecido por sua bondade, que distribuía dinheiro e presentes aos mais necessitados.

Por fim, nos anos 30, uma campanha publicitária da Coca-Cola (a mais bem sucedida de todos os tempos, diga-se de passagem), vestiu o Papai Noel, que até então usava verde, com as cores da marca, vermelho e branco. O Bom Velhinho nunca mais voltou a vestir verde…

A origem da Ceia de Natal

A ceia de Natal tem origem no Império Romano pré-cristianismo. Lá era comum dar-se banquetes públicos em honra a Saturno, o deus romano da agricultura, força e justiça, o equivalente ao deus grego Chronos.

A origem da Estrela Natalina

A estrela de Natal é dos símbolos natalinos um dos mais cristãos. Apesar de a observação e adoração aos astros ser de tempos imemoráveis em todo o mundo, a Estrela de Natal remete a estrela que indicou o caminho para que os Reis Magos encontrassem a manjedoura em que Cristo nasceu.

A origem dos Presépios no Natal

A tradição do presépio de Natal surgiu no século XIII. Em 1224, São Francisco, um frade da cidade italiana de Assis, adaptou as imagens do nascimento de Cristo pintadas nas igrejas para pequenas maquetes feitas de barro. Surgia assim o primeiro presépio, e desde então a tradição se espalhou pelo mundo cristão.

A origem dos Cartão de Natal

O primeiro cartão de Natal foi criado pelo pintor inglês John Calcott Horsley em 1845. A estampa foi uma família sentada ao redor de uma mesa farta, ao lado da imagem os dizeres “Feliz Natal e Próspero Ano Novo para você”. O cartão foi um pedido de Henry Cole, diretor de um museu inglês. Henry imprimiu mil cópias e distribuiu para amigos e familiares. A forma prática fez sucesso e perdurou até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *