Os passos para o Planejamento perfeito da Festa de Natal

Calendário para planejar sua festa de Natal

A falta de planejamento na hora de promover a sua ceia de Natal pode resultar num fim de ano traumático para você e sua família. Os cuidados vão desde a organização com antecedência de cada detalhe da festa até a compra dos artigos da ceia e o armazenamento dos alimentos no grande dia.

Com a chegada da época em que as prateleiras começam a oferecer panetones, frutas secas, bacalhau e aves, é hora de começar a planejar e a comprar. Além de facilitar a sua vida, você ainda economiza. Isso porque o preço das mercadorias na véspera do Natal sempre aumenta.

Então, pegue papel e caneta e faça uma lista de tudo o que precisará para a árvore de Natal, quais as receitas que pretende fazer para as festividades, quem irá presentear e, qual será o presente de cada um.

Tenha certeza de que tudo fica mais fácil de visualizar quando colocamos nossas idéias no papel. Não deixe para ir às lojas e supermercados em véspera de festividades e prepare-se com antecedência para que tudo transcorra sem surpresas e estresse.

Para ajudar a planejar sua ceia de Natal, segue um calendário muito útil:

28 de novembro: planeje sua festa. Defina o tema da ceia deste ano, confirme quantos convidados estarão presentes e escolha todo o cardápio que será servido.

30 de novembro: envie os convites para a festa de Natal. Lembre-se de dar um toque especial ao convite, personalizando-o conforme o tema da ceia. Você pode encomendar os convites numa gráfica, comprar modelos prontos em papelaria ou optar por confeccionar em casa mesmo. Neste caso, você pode soltar a criatividade e fazer artesanalmente ou então imprimir algum modelo da internet.

4 a 6 de dezembro: monte a árvore de Natal. Junte a família, traga todos aqueles acessórios decorativos que estavam guardados e deixe sua árvore ainda mais linda que no ano anterior. Se preferir, defina uma decoração com tema diferente e compre novos acessórios.

Deixe que as crianças participem e ajudem na montagem. Elas podem fazer enfeites com papeis especiais e coloridos recortados em diversas formas (anjo, Papai Noel, árvore, sino…). Também podem ajudar na confecção de biscoitos natalinos comestíveis cobertos com glacê colorido. Depois de prontos, coloque-os em saquinhos de celofane e pendure-os na árvore. Há fitas brilhantes lindas no mercado para amarrar os saquinhos.

Bombons embrulhados em papel vermelho ou prateado e até aquelas balas mais sofisticadas também ficam lindos na árvore. Cartolina recoberta com retalhos de tecido ou feltro em cores vivas que remetam ao Natal (verde, vermelho, branco, dourado, por exemplo) e as mais diversas formas também dão um toque especial à decoração da sua árvore.

5 a 15 de dezembro.: Comece a decorar a casa para a festa. Defina quais locais da casa estarão abertos à circulação dos convidados e partir de então defina qual decoração fica melhor para cada espaço. Você pode fazer pequenos arranjos de folhas secas, nozes ou pinhas cobertas com spray dourado.

Na porta de entrada poderá colocar uma linda guirlanda que pode ser feita por você (com balas, bombons ou laços) ou comprada em lojas de artigos natalinos. Você também pode espalhar laços nas cores tradicionais, como vermelho, dourado e verde. Assim, com um mínimo de custos e trabalho a casa se transforma e entra no clima do Natal.

Começe a separar a trilha sonora do natal, pegando seus CDs preferidos e baixando as músicas de natal que você ainda não tem.

8 de dezembro: dia de cozinhar – congele os pratos e divida em porções para garantir que vão durar até as festas.

12 a 14 de dezembro: planeje em detalhes o cardápio da festa (quais entradas, prato principal, sobremesas e bebidas serão servidos) e compre o que puder com antecedência.

20 a 24 de dezembro: comece a fazer as receitas e armazene corretamente (devidamente cobertos) cada prato. Certifique-se de que sua geladeira ou freezer está em pleno funcionamento para não ter surpresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *