Presépios de Natal – História, Significados e Dicas

Uma boa decoração natalina é aquela que inclui um belo presépio embaixo da arvore, pois, ele funciona como uma ilustração do motivo do natal, o nascimento de Jesus. Existem vários tipos de presépios e todos os anos surgem novidades no design desse enfeite tão especial.

Basicamente o presépio conta a história do nascimento de Jesus Cristo e como tudo se deu com o pequeno menino na manjedoura. Além disso, todos os personagens que estavam presentes neste momento estão devidamente representados na cena. Quem ainda não tem um presépio na sua decoração pode fazer o seu ou então comprar numa loja de enfeites natalinos.

Conheça aqui um pouco mais sobre a história e significados desse enfeite de natal, bem como dicas sobre como fazer um presépio de natal em casa.

  1. História do presépio de natal
  2. Significado do presépio de natal
  3. Dicas para escolher um presépio
  4. Fotos de presépios
  5. Fotos de presépios

História do Presépio de Natal

A história do presépio está ligada a figura de São Francisco de Assis que em 1223 fez um demonstrativo do nascimento de Jesus em argila para ensinar as pessoas mais simples como foi este momento e por que ele é comemorado. Depois desse acontecimento, no século XVIII, a figura do presépio se tornou popular nas casas das famílias e passou a fazer parte da tradição europeia de natal. Da Europa para o restante do mundo. Os presépios são uma peça importante para a decoração.

Personagens e Significados

Vamos a um breve descritivo dos personagens e suas funções no presépio:

Personagens Centrais

  • Jesus Cristo menino: o salvador e filho de Deus.
  • Virgem Maria: a mãe de Jesus Cristo.
  • José: pai de Jesus.

Personagens Secundários

Os anjos que anunciam a chegada de Jesus e também os três Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar) que presenteiam o menino.

Personagens Figurantes

Animais como, por exemplo, burros, ovelhas, bois e outros que sejam animais de curral e que demonstrem a simplicidade do nascimento de Jesus. Pastores que tem o mesmo objetivo mostrar a simplicidade do momento e também a ideia de campo.

O cenário é composto de uma manjedoura com os animais ao fundo e também com a estrela de Belém que foi o que indicou o caminho para os Reis Magos.

Significado do Presépio de Natal

A história contada nessa imagem imortal é muito bonita e mostra as dificuldades enfrentadas por Maria e José para garantir o nascimento de Jesus. O menino nasceu no meio do caminho da viagem de seus pais. Mas, além de mostrar como foi difícil para o casal ter o filho de Deus o presépio também nos mostra como a maior história do planeta começou numa pequena e singela manjedoura.

Cada personagem tem o seu papel crucial nessa história encantadora que representa o inicio da tradição do natal. Manter um pouco da tradição é importante para que a data não se perca num mero feriado comercial. Para quem gosta do natal o presépio é o objeto de decoração mais importante dentre todos os penduricalhos que mesmo sendo lindos não possuem a mesma carga de significado.

Dicas para Escolher um Presépio

Você pode encontrar presépios feitos de diversos materiais como argila, metal, plástico e até mesmo materiais mais nobres, como vidros e aço; além disso, existem presépios dos mais variados preços. Ou seja, por falta de opção é que você não vai encontrar um presépio que combine com a sua casa e com o seu bolso!

Fotos de Presépios

De toda forma, os presépios, além de sua simbologia, são verdadeiras obras de arte. Já escolheu o seu? Veja algumas fotos de presépios que separamos para vocês!

Idéias de Presépios para Montar

Está meio sem dinheiro e quer montar um presépio? É muito simples. Com materiais como palitos de picolé, papel e tintas você consegue montar lindos presépios para decorar a sua casa. Confira abaixo algumas idéias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *