As Receitas Obrigatórias no jantar de Natal

Receitas que não podem faltar na ceia de Natal

O Natal é uma das datas mais esperadas e mais comemoradas no mundo. Aquece corações, emociona e promove a confraternização em todos os ambientes e ao mesmo tempo movimenta os comércios do País. A celebração do nascimento de Jesus Cristo, que acontece no dia 25 de dezembro, costuma reunir famílias e amigos para a tão badalada ceia na véspera da data, dia 24. Por ser um evento tradicional, o jantar costuma exigir dos anfitriões uma certa disposição e organização para que seja agradável e satisfaça a todos os convidados. A arte de receber bem a todos é fundamental para o sucesso da ceia de Natal, mas há outros itens que também não podem faltar nesta data tão marcante.

Não precisa ter muito luxo, mas todos querem fazer algo diferente para deixar essa noite ainda mais especial. Há uma grande variedade de receitas que costumam fazer sucesso na ceia de Natal, tanto para o prato principal e sobremesas, quanto de guloseimas em geral. Veja as dicas de especialistas para montar a mesa de Natal.

Pratos principais de Natal

Entre a imensa lista de pratos principais que são servidos na ceia de Natal você pode escolher entre cheester, frango assado, lombo assado, peru e pernil. Para acompanhar não pode faltar aquele arroz branco (que agrada a todos os paladares), mas você também pode servir um arroz de forno com presunto, queijo mussarela e legumes ou então o arroz de Natal, que é elaborado com ervilhas, azeitonas e uva-passa. Outra receita que também é indispensável nas ceias de Natal pelo Brasil é de farofa, seja ela de qual tipo for. Há quem prefira farofa de carne seca, outros gostam de farofa de bacalhau, farofa de ovos e até a receita de farofa de Natal com ingredientes típicos dessa época como pernil, uva-passa e bacon, por exemplo.

Saladas de natal

Para deixar o prato mais colorido e saudável também é preciso oferecer pelo menos de três a quatro tipos de salada na sua ceia. É muito tradicional nessa época fazer salada de lentilha, de alface, com pêra e pesto de hortelã. Saladas de maionese e salpicão são as campeãs em marcar presença nesse jantar especial. Além dessas, ofereça também saladas mais simples e que também são muito apreciadas como a de milho verde com ervilhas, tomates, palmitos com alface, e outras que a sua família mais gosta.

Sobremesas de Natal

Para fechar com sucesso a sua ceia nada melhor do que uma deliciosa sobremesa. Assim como no caso das saladas, é muito comum oferecer mais de um tipo de sobremesa. Você pode optar por combinar uma receita mais simples e rápida e com outra que requer mais tempo de preparo. Entre as mais práticas estão gelatina colorida, mouse de limão ou de maracujá, brigadeirão, merengue com morango e salada de frutas (pode ser acompanhada de suco de laranja ou creme de leite). Já quanto às mais trabalhosas e igualmente deliciosas você pode fazer torta de chocolate, pavê, rabanada, panetone, entre outros que tornarão esse momento ainda mais prazeiroso e emocionante. As frutas também não podem faltar na ceia e acabam se transformando numa decoração especial. Você pode fazer um arranjo com uva, maçã, morango, ameixa, melão, entre outras. Além de saborosas darão uma cor especial ao seu jantar. Prepare seu cardápio de acordo com o perfil dos seus convidados e acompanhe com vinhos, refrigerantes, água, sucos, e é claro, muito champanhe para comemorar essa data tão especial. Realizando os preparativos com muito carinho e recebendo a todos com alegria e disposição tenha certeza de que sua ceia de Natal será inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *