Aprenda quais são Símbolos do Natal e seus significados

Quais são os símbolos do Natal?

O natal é uma data cheia de significados e um momento em que refletimos sobre como somos com para com os outros, diferentemente do ano novo em que ficamos planejando o que faremos a seguir, nesta data nos preocupamos com o próximo. Mas, isso acontece não somente pelo fato de presentearmos as pessoas e sim por que procuramos nos cercar delas na ceia de natal. Um momento muito especial para muita gente. E é interessante saber exatamente o que significa cada símbolo de natal.

Você conhece os símbolos do Natal?

Para começarmos vamos falar da arvore de natal sempre apinhada de enfeites e que torna qualquer decoração mais especial. A ideia de ter uma arvore simboliza vida, esperança, paz, alegria. Por isso uma arvore decorada, teoricamente (pois sabemos que a arvore não é de verdade) um ser vivo com muitos enfeites o que demonstra uma vida alegre e em harmonia. Mas, tem mais simbologia por trás da arvore de natal, normalmente a árvore de natal é um pinheiro isso por que os pinheiros são arvores que estão sempre verdes e vivas o ano todo. Essa vida permanente também simboliza a vida permanente de Jesus entre nós.

As bolas coloridas penduradas na arvore também simbolizam vida, a vida de Jesus.
Papai Noel é uma das figuras favoritas do imaginário infantil, muita gente diz que esta lenda foi inspirada no bispo Nicolau, que viveu no século IV, na Turquia e gostava de ajudar as pessoas que tinham dificuldades financeiras, ele colocava um saco de moedas embaixo da janela das casas. Atualmente, ele é conhecido tido como aquele que recompensa as crianças bem comportadas com lindos presentes no natal.

O famoso presépio simboliza o momento mais importante para os cristãos o nascimento de Jesus, que, aliás, é o que motiva o natal. Normalmente, a cena do presépio mostra Jesus recém-nascido na manjedoura e todos encantados a sua volta. Além de serem muito bonitos os presépios nos fazem recordar sempre o que significa o natal.

O topo das arvores de natal sempre traz uma estrela isso por que simboliza a estrela que guiou os três Reis Magos para o local onde Jesus nasceu. Um símbolo muito bonito e cheio de significado. Outro enfeite que nunca pode faltar numa boa arvore são os sinos de natal, estes sinos representam o anuncio do nascimento de Cristo, o anuncio das boas novas. A guirlanda é utilizada como um símbolo que há tradição natalina na casa, por isso ficam na porta de entrada, significa que o espírito de natal pode entrar.
O cartão de natal é um dos símbolos da capacidade de comunicação do homem, mandar um cartão significa um tipo de inter-relacionamento. Os presentes de natal não fazem parte da tradição cristã, na verdade é um ritual pagão que acabou associado com a data.

A comida simboliza as pessoas que passavam fome nos tempos antigos e viam no natal a possibilidade de comer bem, por isso que existem alguns pratos específicos de natal. Era visto como uma forma de reverenciar a Deus.

Mas, o mais importante é estar contente nesse dia, pois, é um momento de união familiar.

One Comment

Deixe uma resposta...